Quantas redes sociais você já viu nascer que logo floparam? O social media já está calejado… Mas tem uma que chegou recentemente por aí e parece que veio para ficar: o TikTok. Dessa vez a coisa é séria!
Ok, séria não, porque o que mais tem no TikTok é conteúdo divertido! Nos vídeos curtos da rede social, criadores de conteúdo — anônimos e famosos — encontraram um ambiente propício para a criatividade.
O fenômeno está claro nos números do app:
- são mais de 800 milhões de usuários mensais ativos, pouco atrás do Instagram;
- os usuários passam 45 minutos por dia, em média, no TikTok;
- são mais de 2 bilhões de downloads do app;
- o app saltou do 269º para o 4º lugar no ranking mundial de downloads em 2019.
O crescimento é tanto que já está incomodando. Para competir com o TikTok, o Instagram já lançou o recurso Reels e o YouTube está estudando um novo formato para os seus vídeos.
As empresas também já estão de olho nesse sucesso: se a rede social já conquistou as pessoas, é a vez das marcas aproveitarem o hype e explorarem todo o potencial do TikTok Marketing.
Agora, entenda melhor como o TikTok está se abrindo para as marcas e como elas podem explorar os recursos para se aproximar do público. Vem com a gente!
O que é o TikTok For Business?
TikTok For Business é a plataforma da rede social que reúne as ofertas de marketing para marcas e anunciantes. Lançada em junho de 2020, a plataforma evidencia a intenção do TikTok de incentivar a presença das marcas, a fim de monetizar a rede social.
O TikTok oferece soluções exclusivas para quem tem uma conta Pro, que pode ser Business/Corporativo ou Creator/Criador. As empresas devem ter uma conta Business para poder criar anúncios, analisar dados de desempenho e incluir botões de site e e-mail no perfil.
Mas a rede social já deixa bem claro o que espera das empresas: “Don’t make Ads, make TikToks” (não faça anúncios, faça TikToks). A frase, que se vê logo de cara no site do TikTok For Business, informar que no app não é lugar de panfletar.
Se as marcas querem estar lá, devem criar conteúdos que falem a língua dos TikTokers, que acompanhem as tendências, engajem os usuários e se conectem com os seus interesses.
Por que as marcas devem marcar presença no TikTok?
O app ainda é um fenômeno recente. Enquanto as opções de publicidade engatinham, as marcas ainda estão testando conteúdos, conhecendo a audiência e aprendendo o que funciona ou não.
Primeiramente, entenda que cada rede social tem suas particularidades, a começar pelo público. A rede social informa que 69% dos usuários ativos têm entre 16 e 24 anos (Geração Z), apenas 25% tem 25 anos ou mais e 60% são mulheres. Então, antes de investir no TikTok, vale a pena refletir se a sua marca tem afinidade com o perfil da rede social.
Se tiver tudo a ver, saiba que você pode ter resultados surpreendentes e até ganhar dinheiro com a rede social. Com um conteúdo criativo e envolvente, o TikTok tem um alto poder de viralização. Os posts de maior sucesso ainda extrapolam o app e ganham alcance também nas outras redes sociais.
As marcas também se beneficiam da experiência que o app oferece ao usuário. No feed, além de receber posts de perfis que segue, o usuário também vê posts sugeridos com base nos seus interesses e interações. Isso incentiva a descoberta de novos conteúdos e aumenta as chances de que os seus vídeos encontrem quem se interesse por eles.
Um estudo do Influencer Marketing Hub comprovou o poder do TikTok: a rede social teve o maior engajamento quando comparado a Instagram e Twitter. Dá para ver que o TikTok não está para brincadeira, não é?